Infra-estruturas

Reúne um conjunto de sistemas de tubagens em plástico aplicadas no exterior de edifícios e em obras públicas. Os dois grandes grupos são o saneamento com e sem pressão, destinado ao escoamento de águas residuais e pluviais, e os sistemas de abastecimento de água com pressão.

A sua seleção :

    A sua seleção :

      Abastecimento de água

      Água e saneamento com pressão PE

      MAIOR FLEXIBILIDADE

      A FERSIL desenvolveu uma gama completa de tubos e acessórios em polietileno PE para abastecimento de água para consumo humano e para drenagem e saneamento com pressão.

      • FERSIL tubos PE100 da série W em cor preto com listas azul. Aplicam-se em redes aéreas ou enterradas de abastecimento de água para consumo humano, desde a captação até à entrada dos edifícios.
      • FERSIL tubos PE100 da série P em cor preto para águas de uso geral (sistemas de rega ou industriais), preto com lista violeta para águas regeneradas ou preto com lista castanha para drenagem, esgoto e saneamento com pressão (colunas elevatórias, sistemas escoamento sob vácuo, transporte sob pressão e emissários submarinos). Com um valor de MRS de 10,0 MPa (PE100), apresentam classes de pressão diferenciadas e de acordo com os requisitos da norma EN 12201 e com os regulamentos existentes. São uma excelente alternativa quando comparados aos sistemas tradicionais em PVC, em betão, em Ferro ou em aço devido a sua elevada robustez, menor densidade, maior flexibilidade, longevidade e elevada resistência química e a raios UV.

      Água fria e saneamento com pressão PVC

      GRANDE ROBUSTEZ

      A FERSIL apresenta duas gamas de sistemas de tubagens em PVC para abastecimento de água fria e para saneamento com pressão, com classes de pressão diferenciadas e de acordo com os requisitos da norma EN ISO 1452 e com os regulamentos existentes:

      • FERSIL tubos PVC-U de pressão da série W em cor cinza, em vara lisa com embocaduras lisas para colar ou com embocadura para junta autoblocante (JA) em elastómero. Aplicam-se em redes enterradas de abastecimento de água para consumo humano, desde a captação até à entrada dos edifícios.
      • FERSIL tubos PVC-U de pressão da série P em cor tijolo, com sistema de embocadura para junta autoblocante (JA) em elastómero. Aplicam-se em redes de esgoto e de saneamento pressurizadas (colunas elevatórias, sistemas escoamento sob vácuo, transporte sob pressão). Estas gamas apresentam como principais vantagens uma excelente resistência mecânica, uma grande robustez quando sujeitos a elevadas pressões, facilidade de montagem (não requerem mão de obra especializada) e versatilidade e compatibilidade de montagem com os acessórios de PVC pressão de acordo com a EN ISO 1452, existentes no mercado

      :

        Abastecimento de gás

        Abastecimento de gás PE

        MAIOR FLEXIBILIDADE E SEGURANÇA

        FERSIL desenvolveu uma gama de tubos em polietileno (PE) para condução e abastecimento de combustíveis gasosos (Gás natural, butano, propano e GPL) com uma pressão de serviço máxima de 0,4MPa (PN4 em Portugal), 0,5 MPa (PN5 em Espanha) e 1,0MPa (PN10 para outros mercados). Estes tubos podem ainda transportar o chamado Gás verde que incorpora Hidrogénio em percentagens permitidas pela regulamentação técnica em vigor.

        • Norma de referência EN 1555 (equivalente à ISO 4437);
        • Estes tubos apresentam-se na cor preto com lista amarelo;
        • Fornecido em rolos de 100 m até ao diâmetro 110 mm e em varas de 12 m até ao diâmetro 315 mm;
        • Sistemas de união com métodos de soldadura topo a topo, ou com acessórios electrosoldáveis ou com acessórios de aperto mecânico;
        • Com um valor de MRS de 10,0 MPa (designado como PE100), apresentam duas séries dimensionais normalizadas (SDR17 e SDR11) de acordo com os requisitos da norma EN 1555 e com os regulamentos nacionais aplicáveis às redes de Gás.
        • São uma excelente alternativa quando comparados aos sistemas tradicionais em Aço e Cobre devido à sua elevada robustez, resistência à propagação de fissuras, menor densidade, maior flexibilidade, longevidade e elevada resistência química e a raios UV.
        • A FERSIL tem estes tubos de PE100 certificados pela CERTIF.

        A sua seleção :

          A sua seleção :

            Saneamento enterrado

            Saneamento enterrado sem pressão PP Duralight

            SISTEMA INTEGRADO DE SANEAMENTO Solução amiga do ambiente

            A preocupação crescente com o ambiente levou ao desenvolvimento de uma gama de produtos com índice de poluição reduzido e poupança de energia e uma baixa pegada de carbono. O sistema duralight é fabricado em polipropileno PP copolímero o que lhe confere a seguinte características:

            • 100% recicláveis;
            • Quimicamente são inertes e por isso não são poluentes;
            • Os gases da decomposição não são tóxicos;
            • Reduzida pegada de carbono, com baixo consumo energético e baixa emissão de gases de efeito de estufa no ciclo de vida do produto;
            • Estanquidade 100%, com desvios angulares e compressões diametrais. Características:
            • Baixa rugosidade hidráulica;
            • Excelente resistência à abrasão;
            • Elevada rigidez circunferencial;
            • Resistência e robustez mecânica;
            • Resistência química e térmica;
            • Baixo peso específico;
            • Durabilidade (até 100 anos).

            Saneamento enterrado sem pressão PVC

            GAMA COMPLETA E ECOLÓGICA

            Uma gama completa com dois sistemas de tubagem em PVC, assinada pela FERSIL, para redes de drenagem e saneamento sem pressão (escoamento gravítico), enterrados no exterior (Série U) e/ou por debaixo da estrutura dos edifícios (Série UD):

            • Tubos compactos em PVC-U conforme a norma EN 1401 com uma rigidez circunferencial ≥ 2 kN/m2 (SN2) e ≥ 4 kN/m2 (SN4) e acessórios em PVC-U conforme a EN 1401 com SDR51 (para tubos SN2 e SN4) ou SDR41 (para tubos SN4 e SN8)
            • Tubos 3KKK de parede estruturada tipo A – espumado, em PVC-U conforme a norma EN 13476-2 com uma rigidez circunferencial ≥ 2 kN/m2 (SN2), ≥ 4 kN/m2 (SN4) e ≥ 4 kN/m2 (SN8). Esta gama, fortemente implantada no mercado, cumpre com as exigências dos regulamentos existentes para sistemas de tubagem de drenagem e saneamento nas redes públicas. Também dá resposta às preocupações ecológicas da economia circular, pois a tecnologia usada nos tubos FERSIL 3KKK permite absorver teores adequados de material reciclado sem que o tubo perca as suas características de resistência mecânica, de funcionalidade e de durabilidade.

            A sua seleção :

              A sua seleção :

                Drenagem pluvial

                Drenagem agrícola e civil

                ELEVADA ROBUSTEZ

                A IBOTEC apresenta um conjunto de tubos perfurados em polietileno (PE), de elevada flexibilidade e robustez mecânica, com dois tipos de construção de parede conforme com a norma UNE 53994 e adaptados às exigências da instalação:

                • Mono parede (tipo C1) com uma rigidez circunferencial ≥ 2 kN/m2 (SN2)
                • Dupla parede (tipo C2) com uma rigidez circunferencial ≥ 4 kN/m2 (SN4) Esta gama está fortemente implantada no mercado da construção civil em obras de condutas subterrâneas de drenagem pluvial sem pressão, possuindo um elevado nível de preferência e satisfação por parte dos nossos clientes. É uma excelente alternativa face aos sistemas tradicionais (betão e PVC corrugado), porque é leve, com uma elevada resistência ao impacto e à compressão diametral e com custos reduzidos de instalação em obra. Está enquadrado numa ótica ambiental associada a uma maior eficiência energética, que é conseguida pelo baixo consumo de matéria-prima e com baixos custos energéticos de produção, que associados às excelentes características mecânicas dos tubos, garante uma solução de elevada qualidade e durabilidade a preços muito competitivos.

                Drenagem civil – PP

                ELEVADA QUALIDADE E DURABILIDADE

                Como complemento à gama Duralight, a Fersil apresenta um conjunto de tubos coletores e tubos perfurados de elevada robustez, de grandes dimensões e com uma rigidez circunferencial SN4 (com um CR6 ≥ 6 kN/m2), aplicado em condutas subterrâneas de drenagem pluvial e saneamento sem pressão, conforme com a norma UNE 53994. Esta gama está fortemente implantada no mercado das obras públicas de drenagem pluvial, possuindo um elevado nível de preferência e satisfação por parte dos nossos clientes. É uma excelente alternativa face aos sistemas tradicionais (betão e PVC corrugado), porque é leve, com uma elevada resistência ao impacto e à compressão diametral e com custos reduzidos de instalação em obra. Está enquadrado numa ótica ambiental associada a uma maior eficiência energética, que é conseguida pelo baixo consumo de matéria-prima e com baixos custos energéticos de produção, que associados às excelentes características mecânicas dos tubos, garante uma solução de elevada qualidade e durabilidade a preços muito competitivos.


                A sua seleção :

                  A sua seleção :

                    Eléctrico e telecomunicações

                    2WW

                    RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO E AO IMPACTO

                    Os tubos corrugados 2WW dupla parede (interior liso) são fabricados em polietileno (PE) isentos de metais pesados e de halogénios, são propagadores de chama e cumprem com as normas EN 613861 e EN 6138624 e a marcação CE da diretiva da baixa tensão (2014/35/UE), regras técnicas RTIEBT e regulamento ITUR (ANACOM). O seu perfil proporciona uma boa resistência à compressão e ao impacto, mantendo a flexibilidade que é relevante numa instalação enterrada e que facilita a introdução dos cabos:

                    • Série L250 (impacto ligeiro e 250 N na compressão)
                    • Série N450 (impacto normal e 450N na compressão) Cor vermelho (eletricidade) ou verde (telecomunicações). Outras cores (preto, amarelo ou azul), sob consulta. Estes tubos são fornecidos em rolos de 50 m (com guia de enfiamento de condutores em PET) ou em varas de 6 m incluindo um manguito numa das extremidades que proporciona às uniões um IP43.

                    Tubos fibra óptica em PE

                    EXCELENTE RESISTÊNCIA MECÂNICA

                    O Grupo FERSIL desenvolveu na FIL TUBOS e na FERSIL uma gama de tubos de PEAD (alta densidade) de elevada robustez e resistência à pressão interna. Foram especialmente concebidos para redes de fibra ótica instalada em longas distancias, com a introdução do cabo por técnicas de sopro a alta pressão (até 10 a 14 bar). São fornecidos em rolos com 500 m ou 1000 m equipados com tampões amovíveis em ambos os extremos, o que impede a entrada de animais ou de lixo até á instalação do cabo de fibra ótica, permitindo assim uma instalação entre caixas sem emendas. Apresentam-se na cor preta ou na cor laranja (apenas em Angola), com listas de cor laranja/vermelho, ou verde, ou azul, que servem para sinalizar as diferentes condutas quando instaladas em paralelo. Podem ser fabricados com a parede interna lisa com acabamento superficial perfeito ou com estrias longitudinais, de forma a minimizar os atritos gerados pelo deslizamento do cabo de fibra ótica durante o processo de instalação por sopro.